quarta-feira, 7 de março de 2012

A Origem do Mito Sexta-Feira 13


 A crença de que o dia 13, quando cai em uma sexta-feira, é dia de azar, é a mais popular superstição entre os cristãos. Há muitas explicações para isso. A mais forte delas, segundo o Guia dos Curiosos, seria o fato de Jesus Cristo ter sido crucificado em uma sexta-feira e, na sua última ceia, haver 13 pessoas à mesa: ele e os 12 apóstolos.


Mais antigo que isso, porém, são as duas versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.

Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem à palavra friadagr = sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.

Mas com certeza acreditar em tudo isso é crer na imaginação. Tudo ficção, lenda.





Qual o Significado Real ou Sua Origem?




Isso está completamente ligado aos Cavaleiros Templários.

Como?

Retomemos a história.



A Ordem dos Cavaleiros Templários foi uma ordem militar criada em 1119 por Hugo de Payens com o objetivo de participação nos combates das Cruzadas. A ordem foi aprovada pela Igreja Católica em 1129.

A principal função militar dos templários era ajudar os cristãos a retomarem o controle da Terra Santa (Jeresalém) tomada pelos muçulmanos.

A Ordem dos Templários existiu por dois séculos. Seus integrantes usavam uma cruz vermelha nos escudos e no manto branco que vestiam.

Os cavaleiros templários faziam votos de pobreza. O símbolo da ordem era formado por dois cavaleiros montado num cavalo.

Sob pressão do rei Filipe IV da França, preocupado com o aumento do poder dos templários, o papa Clemente V dissolveu a ordem em 1312.



Aprofundando o ponto certo

A fama e poder dos Cavaleiros Templários ganhou força em toda Europa. Atribuem aos Templários a possível descoberta da Arca da Aliança ou do Santo Graal, descoberta essa repleta de uma mística em que se acredita tê-los levados a desafiar a autoridade do Vaticano.



Não só o rei Felipe IV da França, mas também o Vaticano sentiram-se ameaçados, e numa ação orquestrada com a acusação de bruxaria e blasfêmia à Santa Sé, foi dada a ordem para que numa sexta-feira, que por coincidência era 13, todos os Templários fossem eliminados.



Poucos foram capturados vivos e juntamente com seu ultimo líder (grão-mestre) Jacques De Molay, foram executados na fogueira.



As chamas que consumiram De Molay também terminaram com uma época, da qual o grão-mestre foi o derradeiro símbolo: a das grandes sociedades secretas da Idade Média. Nenhuma foi tão poderosa quanto a Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão – nome completo dos templários. “Enquanto o clero e a nobreza se engalfinhavam na luta pelo poder, os templários, sem dever obediência senão ao papa, desfrutavam de uma independência sem par”, diz o historiador britânico Malcolm Barber, autor de A History of the Order of the Temple (“Uma História da Ordem doTemplo”, inédito no Brasil).




Reforce seu conhecimento com o vídeo abaixo.






Fonte: 

suapesquisa.com

noticias.universia.com.br

super.abril.com.br

you tube.com




Edição Geometria da Realidade



Um comentário:

  1. É recomendável para que se tenha uma boa compreensão do post acima que se assista o vídeo. Ressalto que a origem da Sexta-Feira 13 conforme relatado é bastante comum e aceito entre os Maçons, inclusive existem linhas de investigação que acreditam que os mesmos são uma versão atual dos Templários.

    ResponderExcluir