domingo, 25 de março de 2012

Vale Perde em São Luís Fonte Radioativa Que Pode Causar Acidente Igual ao do Césio-137

 Nota de G.R.: A denúncia foi publicado no dia 16 de março no Blog do Décio (blogdodecio.com.br). Por tratar-se de assunto muito grave estamos retransmitindo a informação.



Blog do Décio: Conversei no início da semana com um ex-funcionária da Vale. Ele trabalhou durante 20 anos no setor de segurança, saúde e meio-ambiente da mineradora.

O informante, que pediu para não ser identificado mas disse estar disposto a relatar tudo o que sabe às autoridades, contou que no inicio dos anos 2000 a Vale enterrou três fontes radioativas numa vala de concreto por trás da Central de Combate a incêndio, no Porto da Ponta da Madeira, em São Luís.

As fontes eram provenientes de para-raios que foram desmontados. Na época, o equipamento tinha em sua composição material radioativo.

Em meados de 2001, a Vale resolveu desenterrar o material porque queria receber a certificação internacional ISO 140001.

Qual não foi a surpresa? Quando a vala foi aberta existiam apenas duas fontes radioativas.

A Vale então abriu um processo de não-conformidade ambiental informando ter encontrado apenas duas das três fontes e estando a terceira desaparecida até hoje. O material encontrado foi entregue ao CNEN (Conselho Nacional de Energia Nuclear).

Segundo o ex-funcionário, a informação consta de um processo trabalhista que tramita na 2ª Vara da Justiça do Trabalho, no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 16ª Região (Maranhão).

No processo, a Vale não fala abertamente no desaparecimento da fonte radioativa mas de “problemas” com material radioativo no interior da empresa.

Segundo o ex-funcionário, a fonte radioativa nunca foi encontrada e caso venha aparecer algum dia poderá causar acidente igual ao do Césio-137, ocorrido em Goiânia, em 1987. Na ocasião, catadores acharam uma cápsula com o material num lixão e contaminaram centenas de pessoas ao manuseá-lo de forma errada.

“Isso é um caso gravíssimo porque se esse material for achado e manuseado de forma incorreta poderá provocar um acidente até pior que o de Goiânia”, garante a fonte.


Um comentário:

  1. O QUE FICO PENSADO É ATÉ ONDE VAI A RESPONSABILIDADE DE UMA EMPRESA COMO VALE, QUE ESTÁ MAIS PREOCUPADA EM FATURAR DO QUE GARANTIR A SEGURANÇA DOS SEU FUNCIONÁRIOS. POR QUE ELA NÃO ENTREGOU ESSE MATERIAL ANTES PARA O CNEN? O FATO É QUE ALÉM FUTURAR MUITO AINDA QUE POUSAR DE AMBIENTALISTA, QUANDO NA VERDADE É UMA DAS EMPRESA QUE MAIS AGRIDE O MEIO AMBIENTE.

    ResponderExcluir