domingo, 8 de abril de 2012

As Conferências De Apelo ao Meio Ambiente

 Já se passaram 20 anos desde a ultima conferência realizado no Rio, a Eco-92. Aquele foi o maior fórum internacional já feito em prol do meio ambiente. Mas uma pergunta persiste. O que mudou de forma positiva de lá para cá?


Ao meu ver esse evento nos oferta muitas expectativas. Não pelas corporações que mais uma vez estarão lá representadas por seus chefes de Estado em defesa de seus interesses, e sim pelas organizações não governamentais e seus ativistas que sempre guardam uma carta na manga e com a força do evento conseguem ocasionar o choque de realidade necessário para se impulsionar uma obrigada e necessária mudança. E com certeza está reservado para à Rio + 20 em Junho (ver site da Cúpula dos povos).

Na Eco-92, realizada em 1992 no Rio de Janeiro, uma entidade intitulada Organização das Crianças em Defesa do Meio Ambiente, compostas de crianças canadenses entre 12 e 13 anos de idade, tiveram espaço para um pronunciamento, foram 5 minutos que calaram o mundo (que em prol das corporações não acredito mais acontecer também na Rio + 20). Veja o Vídeo do acontecido.




Prevendo certamente uma cena como essa se repetindo, diversas entidades que deveriam ter sido convidadas à participar da Rio + 20 simplesmente não foram. Para contornar isso foi elaborada A Cúpula dos Povos, que será um evento que ocorrerá paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Cúpula dos Povos reunirá organizações, redes e movimentos sociais de diversos países em torno de pautas que discutirão os problemas causados pela sistêmica crise econômica, social e ambiental. A primeira fase de inscrições de atividades já estão abertas e vão até o dia 20 de abril.

Lembrem-se que este é um tema de interesse pessoal de todos, e está mais do que na hora de nós brasileiros e mundo não deixarmos que imagens como a do vídeo acima se perder nos arquivos da história. Não esperemos que alguém faça por nós, sejamos criativos, inteligentes e principalmente interessados. Aceitemos esse desafio.


Por Akira



Nenhum comentário:

Postar um comentário