sábado, 5 de maio de 2012

Naica - A Caverna dos Cristais Gigantes





 Descoberta acidentalmente no ano 2000 por mineradores que trabalhavam na extração de prata próximo da região de Naica no México, encontram-se os maiores cristais do mundo, a uma profundidade de 300 metros em ambiente a uma temperatura de cerca de 100°C.


A descoberta revela mais um dos fascínios de nosso planeta, são cristais com até mais de 11 metros chegando a pesar 50 toneladas. Para chegar até o local mais profundo são necessários trajes especiais para suportarem o calar e alta umidade.


Estimasse que algumas peças de cristais cresceram ali durante pelo menos 500.000 anos e são uma espécie de gesso cristalizado - selenita - usados como aditivos para solos pobres e na fabricação de vidros.


É magnífica a ideia de que até mesmo nosso planeta pode ser considerado um mundo inexplorado, mesmo no auge de nosso desenvolvimento descobertas como esta é capaz de nos deixar boquiabertos.


A exploração de nosso mundo se torna tão empolgante quanto a ideia de explorar o universo. Mesmo a superfície terrestre esconde lugares inexplorados, imaginem as profundezas do mar e da terra, e até mesmo a parte mais longínqua do espaço.



Por Akira





2 comentários:

  1. Muito interessante, pois nós costumanos achar que ja vimos de tudo . Supreendente mesmo!!!

    ResponderExcluir
  2. A arte imitar e vida e vida imitar a arte! Já escultamos essa frase várias vezes, mas eu achava que era apenas um simples cometério, agora fiquei muito surpreso porque encontratram a casa real do super-mem, é essa ai cheia de cristais, lembram do filme? Pós é, agora fico pensando se o diretor daquele filme não já sabia da existência dessa caverna.

    ResponderExcluir