quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A VERDADEIRA FORMA DA TERRA




O planeta Terra não tem formato geóide como se pensava. Sua verdadeira forma é irregular.

Agência Espacial Européia revela novo modelo físico da terra (foto acima).

As imagens captadas pelo satélite GOCE – Explorador de Circulação Oceânica e Campos de Gravidade – detalha como o nosso planeta realmente se configura. O formato geóide é moldado pela força da gravidade e livre de influências das correntes marítimas.




A foto colorida retrata a Terra real; ilustra como o nosso planeta é fisicamente. Uma superfície irregular onde as regiões amareladas representam os pontos em que a gravidade é mais intensa, já as regiões azuis simbolizam pontos em que a força gravitacional varia de moderada para fraca. Através desta representação é praticamente impossível distinguir o que é terra e o que é mar.

Os cientistas estão entusiasmados com os dados transmitidos pelo satélite GOCE. Esperam que a partir destas informações seja possível compreender a dinâmica dos oceanos e prever catástrofes naturais como as que ocorreram recentemente no Japão.

O GOCE foi lançado em março de 2009 e possui a menor altitude de um satélite de pesquisa no espaço – aproximadamente 254 quilômetros. Uma de suas principais missões é identificar padrões nas diferenças de atração da gravidade tanto na terra quanto no fundo do mar.

Uma pequena animação (que pode ser vista no vídeo abaixo) produzida pela equipe responsável pelo satélite Goce, da Agência espacial Européia, mostra como a força da gravidade varia na superfície do nosso planeta.






Fonte: Jornalciencia.com

Adaptação: Akira


Nenhum comentário:

Postar um comentário